Não, você não precisa de um web designer profissional para criar um blog. Se você estiver ansioso para começar um negócio on-line e ter um blog, então faça-o agora.

Mesmo que você não tenha nenhuma habilidade técnica (é claro, você deve saber como usar o computador), fazer o seu próprio blog não é uma idéia absurda, com todos os recursos disponíveis.

Hoje, você vai aprender como criar um blog em passos muito simples para que amanhã a esta hora, você já esteja a um passo de finalmente lançar o seu negócio online.

Então, vamos começar.
como criar um blog

Como criar um blog em 5 passos fáceis


Obter um domínio

A escolha de um nome de domínio é muito importante. É o equivalente a ter uma casa em São Paulo ou Rio de Janeiro. Quando você diz às pessoas que vivem nesses lugares, eles vão conseguir te encontrar.
Veja Sete boas Razões para Comprar um nome de Domínio para o seu Site

Então, certifique-se de escolher a URL do blog (outro termo para nome de domínio) para que as pessoas e os motores de busca o encontrem. Não se esqueça de usar as palavras-chave que você escolheu. O seu domínio tem de ser tão próximo quanto possível da palavra-chave.

Os nomes de domínio custam um pouco de dinheiro. Sim, você precisa investir em si mesmo, mesmo que haja URLS livres (como yourblog.wordpress.com ou yourblog.blogger.com), pois eles passam mais autoridade. Além disso, você tem mais liberdade em seu site, se você possui o domínio.

Quanto custam? GoDaddy tem nomes de domínio que custam menos de $10 por ano. Veja que eles não são caros.

Encontre um host


Após você obter seu próprio domínio, o próximo passo é obter seu próprio host. O que é isso?

Um host (ou servidor) é um local que armazena as páginas do seu blog e as torna acessíveis ao público.
Os servidores permite que as pessoas encontrem o seu blog quando navegam na web. Sem um host, ninguém nunca vai encontrar seu site.

Servidores grátis são uma opção para quem não quer gastar dinheiro. Você pode ter plataformas como WordPress e Blogger para hospedá-lo, mas isso significa que eles têm controle sobre o seu blog. É como alugar uma casa. Você não terá a liberdade de fazer o que quiser na propriedade, porque você tem que responder para o verdadeiro dono da casa.

É altamente recomendado que você pague uma hospedagem. Há muitos provedores de hospedagem que cobram muito pouco, $ 9 por mês.

Escolha a plataforma adequada para suas necessidades


Existem atualmente duas plataformas de blogs populares: WordPress e Blogger.

Apesar de preferir o WordPress por causa de sua interface e facilidade de uso, utilizo o Blogger pois foi onde iniciei. Aqueles que não sabem como criar um blog vão adorar. O WordPress leva você pela mão e deixa o processo muito fácil.

Outra coisa que eu amo no WordPress é a grande variedade de plugins que fazem os blogs aparecerem e funcionarem muito bem.

Mas não basta a minha palavra. Analize os dois e veja por si mesmo.

Instale o template e plugins


A aparência importa muito, especialmente nestes dias, quando há tantos outros blogs para competir. Neste caso, certifique-se de que o seu blog é absolutamente incrível. WordPress tem uma grande variedade de templates livres e premium e você certamente vai achar um que combina com seu site ou blog.

Uma vez que seu blog tem uma boa aparência, foque em sua funcionalidade. Instale plugins que oferecem uma boa experiência para o usuário.

Plugins como SEOPressor, SEO by Yoast, e Google Analyticator são apenas algumas das ferramentas que vão ajudá-lo a gerenciar seu blog facilmente.

Criar conteúdo para o seu blog


Agora que seu blog parece ser bom e tem todo o arsenal de que necessita, é hora de criar o conteúdo.

Apesar do que as outras pessoas dizem, o conteúdo ainda é rei. O Google presta mais atenção à qualidade, o que é em grande parte influenciado pelo conteúdo exclusivo e de qualidade.

Você vai encontrar um monte de tutoriais e artigos que irão ajudá-lo a criar um conteúdo incrível para o seu blog. Eu sugiro que você leia um monte deles, mas certifique-se de criar sua própria escrita.

Escreva muito. Produza lotes de artigos. Seu blog não pode parar.

Se a escrita não é o seu forte, terceirize seus artigos e contrate freelancers.

Agora que você sabe como criar um blog ...


É hora de começar a trabalhar. Abra uma nova aba no seu laptop e comece com a compra de nome de domínio do seu blog. Em seguida, prossiga com os próximos passos.

Confira algumas dicas sobre como criar conteúdo para o seu blog.

Sinta-se livre para compartilhar suas sugestões, comentários e até mesmo perguntas abaixo.
 
Top