O atributo rel ="nofollow" foi introduzido em 2005 como uma forma de combater o SPAM nos comentários do blog que se tornou um problema real para os motores de busca e os proprietários do blog.

Usando o rel="nofollow"  no WordPress e BloggerAs questões eram duas. Em primeiro lugar, os links que spammers estavam postando nos comentários dos blogs estavam começando a ter um efeito significativo sobre rankings, por isso os motores de busca não gostam deles. Em segundo lugar, os blogs eram frequentemente penalizados porque esses links, muitas vezes apontam para as chamadas "más vizinhanças", e fizeram a manutenção do blog um pesadelo, assim os proprietários dos blogs odiavam também. Assim, o Google inventou o mecanismo rel="nofollow" para ajudar a todos os interessados. Os outros motores de busca rapidamente adotaram a ideia, e os fabricantes de blogs e fóruns incorporaram em seus softwares, por isso foi fácil para os webmasters usá-lo. Logo depois, o Google recomendou usá-lo também para combater outro problema, links pagos. Esta Dica SEO explica quando você deve usar rel="nofollow" e quando é desnecessário.

5 tipos de links que irá arruinar a saúde de seu site

Como usar rel="nofollow"
O atributo rel ="nofollow" é simples de usar. Você adiciona após a tag  <a> da seguinte forma:



<a href="http://www.example.com/" rel="nofollow">

O atributo rel="nofollow" permite dizer aos motores de busca que você não quer que o link passe qualquer valor ( "PageRank"), que não deve ser contado como um endosso da página de destino. Isso elimina o valor da ligação para os spammers, que é por que o Google inventou em primeiro lugar. Links pagos são uma violação de Diretrizes do Google para Webmasters, também recomendamos que você adicione rel="nofollow" para todos os links pagos que você postar em seu site. A definição precisa do que constitui um link pago, e outras razões pelas quais as ligações podem causar uma penalidade em um site tem levado a alguma confusão entre os webmasters como exatamente quando eles precisam usar rel="nofollow".

"Nofollow" é um pouco de um equívoco, uma vez que os motores de busca registram a existência destas ligações, é por isso que eles aparecem nas Ferramentas para Webmasters do Google, Yahoo! e Bing. Ele simplesmente marca esses links para não passar qualquer valor , como PageRank texto âncora ou afins. O Google não vai usar esses links para descobrir novas URLs para rastrear, mas não está claro como os outros motores de busca operam a este respeito.

A tabela a seguir lista os vários tipos de ligações e se você precisa adicionar um atributo rel="nofollow" para elas:


Tipo de LigaçãoUse rel = "nofollow"?
Comentários do blog e
perfis de usuário
Yes! Qualquer conteúdo gerado pelo usuário que é exibido em seu site de uma forma que pode ser indexado pelos motores de busca, especialmente se você não pré-aprová-lo, há a necessidade de usar rel="nofollow" para reduzir o spam e evitar penalidades.
Posts do Fórum e
perfis de usuário
Yes! Novamente, links de conteúdo gerado pelo usuário indexável deve sempre usar rel="nofollow".
Links pagos e
os anúncios
Yes! links pagos, anúncios de links de texto, banners, ou qualquer link que você não quer que os motores de busca sigam deve sempre usar rel="nofollow".
Links para páginas
em outros sites
Depende. Se você conhece e confia no outro site e recomenda que seus usuários visitem o site, então não há nenhuma razão para adicionar rel="nofollow". Na verdade, não há razão para acreditar que a ligação para outros sites de qualidade que estão relacionados com o seu vai realmente melhorar seus rankings. Portanto, não seja mesquinho com links! Por outro lado, se você não sabe ou não confia no outro site, ou se você estiver usando-o como um exemplo negativo de algo que seus usuários devem evitar, então definitivamente faça uso do rel="nofollow ".

Links para páginas
em seu site
Quase sempre, não! , mas mais uma vez, depende. Se a página tem um bom conteúdo original que você quer que seja encontradas nos motores de busca, então definitivamente não marque o link como rel="nofollow". Mas se a sua página tem pouco conteído valioso, você pode querer usar rel="nofollow" para evitar de ser rastreado com freqüência. Se a página que você está ligando é de baixa qualidade, inclui conteúdos disponíveis em outros sites, ou caso contrário, apenas não é necessária para que possa ser indexado, você deve bloqueá-la em seu arquivo robots.txt ou marcá-lo com uma tag <META> robôs definido como "noindex". O bloqueio de páginas de baixa qualidade, desta forma pode ajudar a manter o seu site livre de penalidades no Google com relação ao seu algoritmo Panda.


PageRank 
Logo depois que foi introduzida, o engenheiro do Google Matt Cutts escreveu sobre o uso do rel="nofollow" para controlar o fluxo de PageRank através do seu site, uma prática que ele se refere como "PageRank escultura". A ideia era que, se você reduzir o número de links em uma página, marcando alguns deles com rel="nofollow", permitiria que as ligações restantes da página passassem o valor maior do PageRank. Infelizmente, Matt recentemente confirmou que este já não funciona e que o Google agora conta todos os links de uma página para fins de cálculo de PageRank.
 
Top